sábado, 2 de julho de 2011

ECONOMIA SEXUAL DE REICH

Wilhelm Reich desenvolveu a teoria da "Economia Sexual", esta é uma matéria multidisciplinar (como chamamos hoje) porque diz respeito e se relaciona com diversas áreas do conhecimento como: biologia, psicologia, sociologia, fisiologia entre outras. Essa teoria da sexualidade germinou no seio da psicanálise no inicio da déc. de 20 e foi responsável pela descoberta da "Potência Orgástica" e do "Reflexo Orgástico" e culminou na expulsão de Reich da Associação Psicanalítica Internacional em 1932. Segundo ela:

"A saúde psíquica depende da potência orgástica.
Do ponto até o qual o indivíduo pode entregar-se e pode experimentar o climax de excitação no ato sexual natural.
Baseia-se no cunho não neurótico da capacidade do indivíduo para o amor.
As enfermidades psiquicas são o resultado de uma perturbação da capacidade natural de amar."

A partir daí Reich analisa o comportamento repressor da sociedade da época em relação à sexualidade concluindo que é ele o responsável pelos distúrbios psicológicos, uma vez que a repressão aleija a sexualidade natural do homem, bloqueando assim o fluxo natural da energia vegetativa, ou energia vital.

"O homem é a unica espécie biológica que destruiu a sua própria função sexual natural e está doente em consequência disso."

Propõe então uma relação natural e libertária com o sexo a qual ele prega deveria ser ensinada às massas. Naquela época os psicanalistas tinham como tabu fazer questionamentos detalhados acerca da vida sexual dos pacientes. Para desenvolver a "Teoria do Orgasmo" ele teve que pedir a seus pacientes que descrevessem o seu comportamento e as suas experiências no ato sexual. A partir dos relatos ele pode criar a distinção que não havia anteriormente entre 'potencia sexual' que é ser capaz de efetivar um ato sexual (no caso do homem, ereção e ejaculação) e "Potência orgástica".

"Os mais perturbados de todos eram os homens que gostavam de alardear e exibir a sua masculinidade, homens que possuíam ,ou conquistavam, tantas mulheres quantas fosse possível, e que podiam 'fazê-lo' muitas vezes em uma noite. Ficou perfeitamente claro que, embora fossem eretivamente potentes, esses homens não experimentavam nenhum prazer, ou experimentavam apenas um prazer muito pequeno no momento da ejaculação."

A "Potência orgástica" seria a capacidade de "abandonar- se, livre de quaisquer inibições, ao fluxo de energia biológica", ou seja, de se abandonar ao prazer, permitindo um fluxo ininterrupto da energia no corpo de maneira que este contraia e relaxe involuntariamente do genital para o corpo, do corpo para o genital, em forma de ondas.
Mais do que um evento ela seria um indício de que o fluxo energético no corpo encontra-se livre, isto é que a energia vital está circulando.

Diferentemente da psicanálise que identifica a repressão sexual da sociedade e propõe uma cura psicanalítica, ou seja individual e que não vai muito além dos limites do consultório, Reich propõe uma reformulação social do comportamento em relação à sexualidade.
Mais do que o indivíduo é a sociedade que deve ser curada, pois ela é quem produz a neurose.

Reich tornou-se o que chamamos de "persona non grata" em muito meios científicos e políticos; foi duramente criticado pelos psicanalistas tradicionais por suas tentativas de trazer a questão das neuroses para um âmbito social, foi rechaçado pelos socialistas que viam na psicanálise um passatempo de mulheres ricas e desocupadas (e até hoje ouvimos que terapia é coisa prá quem não tem o que fazer, ou não tem onde gastar dinheiro), foi perseguido pelos nazistas por causa de suas posições libertárias em relação à moral e costumes e por defender a auto-regulação do individuo em contraposição ao estado totalitário.
Cumpre lembrar que a época em que Reich atuou na europa pregando uma liberdade sexual da sociedade, foi a mesma em que se deu a ascensão do nazismo e dos regimes totalitários e ultra conservadores.
* Ele pregava que os jovens deveriam desenvolver com naturalidade a sua sexualidade, dentro de suas casas, acolhidos por suas familias, que eles deveriam ambos ter tido experiências sexuais variadas antes de decidirem se casar com alguém. Parece conversa daqueles "pais moderninhos" de hoje que deixam o filho dormir com a namorada em casa...pois é agora imagine isso na déc. de 20.

Seus estudos conhecidos como "Teoria do orgasmo" são até hoje mal interpretados, principalmente por aqueles que errôneamente vêem neles apenas uma incitação das massas para o sexo permissivo e promíscuo como forma de fuga para os problemas de saúde e sociais...

2 comentários:

  1. Oi Juana, estou lendo Psicologia de Massa do Fascismo do Reich
    E impressionante como estamos vivenciando tudo isso hj em nosso país, fico assustado com tudo isso....

    ResponderExcluir
  2. Oi Juana, estou lendo Psicologia de Massa do Fascismo do Reich
    E impressionante como estamos vivenciando tudo isso hj em nosso país, fico assustado com tudo isso....

    ResponderExcluir