domingo, 6 de março de 2011

TRABALHAR COM ALEGRIA E AMOR...

Eu sempre ouvi dizerem, principalmente prá mim que levo a vida a cantar:

"A vida é dura..."
" A vida não é fácil não..."
" A vida não é mole..."
" É preciso dar duro, ralar..."

Mas esses dias as seguintes frases me fizeram refletir:

"O sucesso é a capacidade de realizar sem esforço nossos desejos."
* Sem esforço aqui significa sem trabalho? Não, mas significa sem sofrimento.

"Em termos espirituais o sucesso é medido pelo grau de eficiência e de ausência de esforço com que nós operamos na cocriação com o universo."
* Uma cocriação é uma criação em conjunto. Então a criação do meu sucesso não é apenas uma criação minha, mas também uma dádiva do universo, das conjunturas, de Deus...ou de outro nome que você queira chamar...
Existiriam 2 forças então, você pode nadar contra a corrente ou ajudado por ela.

"Trabalho árduo, dificuldades e frustração são o oposto daquilo que os sábios ancestrais ensinaram[...]"
* Porque alguém dedicaria seu tempo e seu esforço para se chatear?
O caminho tem que ser fonte de prazer também porque o objetivo é apenas um ponto em uma sucessão de pontos justapostos...


Porque a idéia "trabalhar com intensidade" se confunde com a idéia "trabalhar duro, pesado"?
Porque não, trabalhar com alegria, leve, "vivace"?
Porque a idéia de que o trabalho é fruto de dor?
Assim como parir seria fonte de sofrimento?

*e daí o nome- Moacir o filho da dor... Quem quer ter um filho da dor? Eu quero ter um filho do amor, da felicidade!

Porque sempre suor e lágrimas?
E se esquecem que se sua e se chora também de alegria e de prazer intenso?


Dizem que prá ser adulto o sujeito deve aceitar que as coisas são como são, que ele não pode mudá-las, que não se pode ter prazer o tempo todo. ok.
Dizem que trabalho é pra dar trabalho, não prazer. ok.
Dizem também que temos que aceitar esses fatos, porque afinal é o que todo mundo faz, e isso é um sinal de crescimento: resignação. ok.


Aí eu me pergunto: O que fazer então? O que resta ? Porque se vive?
Prá trabalhar sofridamente como uma besta de carga e consumir como um porco ávidamente?

Desculpe mas eu quero prazer a cada respiração minha. E mesmo que eu não consiga, busco essa satisfação em cada pequeno segundo do dia, desesperadamente.
Talvez eu não me contente em apenas parecer viva, talvez eu queira mesmo estar viva.
Então como o meu trabalho não vai ser parte disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário