sábado, 16 de abril de 2011

POR UMA METODOLOGIA DE ESTUDO LIBERTÁRIA

Li este trecho do Campbell e embora ele tratasse de outra questão, me pareceu tanto que ele explicava uma metodologia individual de estudo, pautada unicamente pelo interesse do leitor...

" Sente-se numa sala e leia- leia, leia, leia. E leia os livros certos escritos pelas pessoas certas. Sua mente será levada a esse nível, e você terá, o tempo todo, um enlevo agradável, suave, cálido. Essa compreensão da vida pode ser uma constante em seu viver. Quando você encontrar um autor que o prenda de verdade, leia tudo o que ele escreveu [...] Depois você poderá ler o que ele tenha lido. Então o mundo se abrirá em coerência com um certo ponto de vista."

...me fez lembrar metodologia libertária de ensino da escola Summerhill e das aulas do grande professor Raul Antelo, e de uma maneira não linear de estudo e de ensino, uma maneira na verdade muito natural de adquirir o conhecimento, mais próxima do tridimensional e do quadridimensional, onde o tempo e o espaço- o movimento e sua velocidade são mais importantes. Não há um encadeamento linear ou causal, há sim um encadeamento muito mais orgânico, irregular e espontâneo dos assuntos estudados...

Muitos me perguntam como eu fiz para adquirir os conhecimentos que adquirí que não são específicos de uma área e nem unicamente acadêmicos, não que eu seja nem de longe um ser cultíssimo, mas posso afirmar que sou uma criatura viva, que tem olhos para ver, e vê, tem ouvidos para ouvir e ouve, tem boca para degustar e degusta...
Resolvi então relembrar brevemente como se deu o meu processo de aquisição do conhecimento, acho que se parece com um jogo de tabuleiro desses que tem casas tipo "Jogo da vida" ou algo assim.
Algumas observações que podem ajudar:

- Alguns autores ou obras fazem você andar muitas casas, outros deixam você de molho na mesma casa pensando até poder amadurecer e jogar de novo.
- Em algumas casas você não encontra obras nem autores, mas grandes mestres que fazem com que uma série de caminhos novos e interessantes surjam na sua frente e você vai seguindo...
- Existem livros e assuntos que você procura, e existem aqueles assuntos cujos livros te acham e te fazem levá-los para casa alegremente, esses são os mais perigosos...é o destino...
- Existem assuntos de estudo agradáveis, existem assuntos indigestos mas necessários.
- Muitos autores e obras acompanham os acontecimentos da nossa vida, mais densos, mais fluidos...
- Existem alguns assuntos de estudo que são só prá dar prazer, pura fruição...se dê ao direito de vez em quando, ou de vez em sempre.
- Não tenha preguiça. quem está buscando conhecimento caminha e caminha e nunca termina de caminhar, até porque a gente só deixa de aprender quando morre.
- Seja humilde, pergunte. não tenha medo de não saber, se for um grande mestre, ele sabe que ninguém tem obrigação de saber tudo, todo grande mestre tem o coração grande, generoso, te pega pela mão e ensina.
- Mas nem sempre temos um grande mestre ao nosso lado, mesmo assim prossiga com perseverança, mesmo com os passos pequenininhos você está progredindo, mais cedo ou mais tarde você pega uma obra ou autor bônus e anda 3 casas numa rodada só...
- O que importa é que o assunto de estudo seja de seu interesse, se é difícil ou fácil, se é agradável ou desagradável, se é útil ou só prazer...desde que te diga respeito de alguma forma.
- Esteja preparado para abrir mão de coisas materiais para estudar. Tempo livre para estudo custa dinheiro, livros custam dinheiro, consumir cultura custa dinheiro.
- Estudar demanda tempo afastado de tudo, marido, filhos, familia, amigos, bichos, do mundo circundante. Daí a questão: você gosta realmente de estudar? Porque se gostar vai ser um tempo maravilhoso só seu, de puro deleite pessoal e intransferível, mas se não gostar vai ser uma cela solitária...
- Estude quantos assuntos quiser ao mesmo tempo. Se você está estudando algum assunto doloroso, paralelamente se dê ao direito de assimilar também algo leve. Se está lendo muita teoria, busque algo muito poético prá contrabalançar...
- Se dê ao direito de ler apenas aquilo que te interessa, pule capítulos, ou faça a tal "leitura dinâmica" deles e vá para o ponto em questão. Leia do começo pro final, do meio pro começo... não se obrigue a ser linear, já fizeram isso com você na escola. E lembre-se: às vezes lemos um livro inteiro por conta de um parágrafo, mas esse parágrafo pode mudar a sua vida...
- Se dê ao direito de não gostar de algo que leu e de exteriorizar a sua opinião.
Eu não gosto de Thomas Mann por exemplo não importa o quanto digam que ele é maravilhoso prá mim é um saco...
- Para quê exatamente vc. quer estudar? Auto-conhecimento, conhecimento do mundo, vaidade, auto-afirmação, ambições materiais...Descubra, porque alguns motivos são capengas e não valem o trabalho, porque dá muito trabalho estudar...

- Por fim: Ensine. Seja generoso. Passe prá frente o que aprendeu, não retenha e não barganhe conhecimento.

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