domingo, 1 de janeiro de 2012

SER ARTISTA

Trecho da entrevista de Luiz Alphonsus - artista plástico- no Correio Brasiliense de 26 dez 2011.


Sobre a condição de artista:

"Minha geração inteira abandonou a faculdade [...] Não me formei, larguei a arquitetura e fui ser artista.
.................................................................................................
E ninguém precisava se formar prá ser artista.
Hoje, também, não precisa, é mais uma questão profissional, pela sobrevivência.
Na realidade, o que você faz prá ser artista? Tudo o que não te ensinam na faculdade.
"


Sobre a escrita e o artista plástico:

"A gente tem várias cabeças, somos vários.
A escrita e a arte são duas áreas que se separam dentro da gente.
Tem a questão visual, o pensamento, e a questão do texto.
O texto é outra área do ser.

..................................................................................................................................................................
E se você tem a capacidade, você deve escrever, principalmente os artistas e músicos que lidam com essas coisas. Me descansa profundamente do dia-a-dia, das coisas que tenho que lidar profissionalmente dentro das artes plasticas.

Com o passar dos anos, o que uma atividade artistica se torna? Extremamente profissional e você luta prá que isso não aconteça e destrua o teu trabalho."