domingo, 8 de maio de 2011

CONTRATOS PESSOAIS

Esses tempos atrás quando eu fazia terapia minha terapeuta disse que todos os casamentos deveriam ter contratos com cláusulas, e registrados em cartório, para que a gente pudesse relembrar depois do que acordou. Eu fiquei chocada!
E muito tempo se passou até que me chegou nas mãos o livro "A cabala do dinheiro" do Nilton Bonder. Neste livro ele fala sobre o mercado de trocas ou sobre a economia que rege os mercados interpessoais.

A partir daí eu concluí que:
Toda relação é uma troca.
(E não apenas os casamentos...)
*Seja qual relação for: financeira, de conhecimento, emocional...
**Se estamos trocando, estamos oferecendo algo e esperando algo de volta, assim como nosso companheiro de transação. Nada mais natural...
***Os problemas começam quando não se sabe o que se quer da troca.
O que se quer dar e o que se quer receber.


Sem esclarecer essas questões fica impossível sair satisfeito de uma transação.
Perde-se tempo, gasta-se o tempo do outro e pode-se acabar em conflito.


Por isso os "contratos" são tão necessários, não estes de papel, mas todos: é importante deixar claro o que está sendo acordado, quem dá o quê, quem recebe o quê e se ambos estão em comum acordo.

Parece burocrático, frio? Mas não é... Na verdade fazemos isso o tempo todo sem perceber, prestando atenção faremos melhor e evitaremos perdas e desgastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário