quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESTAR VIVO É UMA EXPERIÊNCIA SINESTÉSICA. APROVEITE!

* O filme do Tom Ford fala sobre isso...

OS CINCO SENTIDOS...

Quando jovem eu me guiava muito pela visão, era este o meu sentido principal.
Eu via as formas- contornos e as cores- preenchimentos e era isso que regia os meus desejos.

E havia o paladar, que praticamente só identificava e buscava o doce...

Acho que fui deslocando a minha atenção da visão para os demais sentidos que são menos requisitados: a audição, o tato e recentemente o olfato, muito recentemente aliás.

*Pude perceber e já li ensaios a respeito, embora não me recorde agora dos nomes, que a nossa cultura é essencialmente visual...e acho que talvez o que a gente vê seja essencialmente um bidimensional...o que é pobre.

Mas de um tempo prá cá eu descobri o tridimensional no sentido- o tato. Eu adoro pegar as coisas sentir seu calor, ou outra temperatura, sua textura...eu vivo alisando as coisas o que as vezes é meio constrangedor...mas me sinto um recém-nascido descobrindo, descobrindo. Na verdade é uma forma de estar no mundo, o que é um prazer...

E a quarta dimensão: a audição e o olfato.
A audição é impalpável, os sons aparecem e somem como algo mágico prá mim ainda...Assistir uma orquestra tocando sempre me emociona, eu choro, porque é milagroso o som!

Mas meu fascínio atual são os cheiros, e como eles são capazes de criar atmosferas tão densas e complexas quanto uma lembrança ou um sonho. Eles são mais primitivos que a música, pois necessitam menos de educação para serem apreciados, e eles vão mais fundo, quase no instintivo...
Minha lista de cheiros maravilhosos para sair da tristeza ou do torpor da vida cotidiana:

- de frutaria: eu adoro cheiro de frutas e verduras frescas.
- de pão fresco ou massa de pão crescendo: me lembra aquelas passagens bíblicas que falam de prosperidade...
- de floricultura: nem vou explicar, talvez mais do que as flores ao ar livre porque concentre em um lugar fechado os odores.
- de figo verde: salva qualquer alma da passividade...
- de Physalis: pelo mesmo motivo, mas é mais sensual dá vontade de esfregar pelo corpo.
- de cerrado: me lembra limpeza.
- de capim-santo: cheiro de saúde.
- de casa: cheiro de segurança.
- de tinta fresca: cheiro de coisa nova.
- do mar.
- de baton novo.
- de madeira.
- de ervas e temperos (manjericão, arruda, alecrim, ...)
- de sexo: uma mistura do seu cheiro com o cheiro do homem amado...
...