quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A DiFÍCIL ARTE DO PERDÃO

Estes tempos atrás, porque precisava perdoar alguém que me fez muito mal, fiz uma extensa pesquisa sobre o perdão. Uma das opiniões mais interessantes que encontrei foi da Hannah Arendt no seu livro A condição humana:

Segundo ela
toda ação humana é dotada de 2 características: Irreversibilidade e Imprevisibilidade.

- A irreversibilidade está ligada aos acontecimentos passados, o que foi feito foi feito e não pode ser mudado, não há como voltar atrás e apagar ou alterar o que foi feito.

- A Imprevisibilidade liga-se por sua vez aos acontecimentos futuros, não podemos prever nada com exatidão, Hannah fala da "caótica incerteza do futuro".

Curiosamente ela no mesmo texto, depois de nos abandonar por alguns segundos ao sabor de um destino imperioso e indomável, nos presenteia com a solução. E é uma solução tão humana, tão universal, tão acessível a todos:

- Para o problema da irreversibilidade das ações Hannah apresenta a faculdade de perdoar. Perdoar serve para desfazer os atos do passado.

- Para solucionar a questão da imprevisibilidade dos acontecimentos ela aponta a capacidade humana de prometer e cumprir promessas, o que criaria "ilhas de segurança" em um oceano de incertezas.

Agora interessante mesmo é o que ela afirma no final:

- Que ambas as faculdades, perdoar e prometer, dependem da pluralidade, isto é não podem ser efetuadas na solidão e no isolamento.